O pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS é uma notícia que interessa diretamente a milhões de brasileiros que dependem desses benefícios para a sua subsistência e planejamento financeiro.
Com a confirmação de que, seguindo a ordem dos últimos anos, as parcelas serão liberadas nos meses de maio e junho, beneficiários já podem se organizar para receber esse abono.
O 13º salário do INSS é um direito garantido a todos os aposentados e pensionistas, exceto aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que, por ser uma assistência social, não concede o 13º. O valor do benefício é calculado de maneira similar ao dos trabalhadores com carteira assinada e toma como base os meses de benefício recebidos no último ano.
Resumindo (TLDR)
- Pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS em maio e junho.
- Exclusão dos beneficiários do BPC do direito ao 13º.
- Cálculo do 13º salário baseado nos meses de benefício recebidos no último ano.
- Consulta disponível via aplicativo Meu INSS na primeira semana do mês de pagamento.
- Antecipação do 13º traz benefícios financeiros para beneficiários e estimula a economia.
Prepare-se para o Recebimento do seu 13º do INSS
Para entender o valor a que tem direito, o beneficiário deve dividir seu salário mensal por 12 e multiplicar pelo número de meses que recebeu o benefício no ano. Essa quantia é dividida em duas parcelas, a serem pagas conforme o calendário oficial já divulgado.
Para consultar o valor específico do 13º salário, é necessário esperar pela primeira semana do mês de pagamento, que é quando os sistemas do INSS atualizam os extratos. Este ano, a consulta poderá ser feita facilmente através do aplicativo Meu INSS. Após o login, o usuário deve seguir para a seção “Extratos” e escolher “Extrato de pagamentos”.
Aí, filtrando pelo mês desejado, poderá verificar o valor a ser pago e a data de depósito. O acesso à informação também é garantido através da Central de Atendimento, pelo número 135.
Esse adiantamento traz uma série de benefícios para os aposentados e pensionistas, que podem usar o dinheiro extra para cobrir despesas típicas de meio de ano, como pagamento de impostos e matrículas escolares ou mesmo para antecipar compras de final de ano, aproveitando preços mais em conta. Além disso, esse dinheiro extra acaba por injetar recursos na economia, movimentando diversos setores.
A notícia do pagamento do 13º salário vem acompanhada de uma certeza: a importância do planejamento financeiro. Com a possibilidade de consulta prévia do valor a ser recebido, os beneficiários têm a oportunidade de organizar suas finanças, evitar dívidas e, se possível, investir.
O governo federal mantém a política de antecipar o 13º para aposentados e pensionistas como uma forma de reduzir o impacto das despesas de final de ano para esse grupo, bem como estimular a economia. Essa antecipação traz alívio para muitos que têm no benefício sua principal ou única fonte de renda.
É fundamental que os beneficiários fiquem atentos às datas e procedimentos para consulta dos valores, garantindo assim um melhor aproveitamento desse direito. As medidas para facilitar o acesso à informação e a consulta dos valores demonstram um esforço contínuo para melhorar os serviços oferecidos pelo INSS.
As pessoas também perguntam (FAQ)
Como posso acessar o aplicativo Meu INSS para consultar o 13º salário?
Baixe o aplicativo Meu INSS na loja de aplicativos do seu smartphone ou acesse pelo site do INSS. Cadastre-se ou faça login para acessar as informações.
Quando exatamente serão feitos os pagamentos do 13º salário pelo INSS?
Os pagamentos são programados para maio e junho. Consulte o calendário oficial no aplicativo Meu INSS ou no site para datas específicas.
O que é o BPC e por que seus beneficiários não recebem o 13º?
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Por não ser um benefício previdenciário, não inclui 13º.
Posso receber o 13º do INSS se comecei a receber o benefício este ano?
O valor do 13º será proporcional aos meses em que o benefício foi recebido no ano. Se começou a receber após janeiro, receberá proporcionalmente.
Glossário
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): Órgão responsável pela administração dos benefícios previdenciários no Brasil.
- BPC (Benefício de Prestação Continuada): Assistência financeira a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
- Meu INSS: Plataforma digital que permite aos cidadãos acessar serviços e informações sobre benefícios do INSS.